Monday, October 27, 2014

Testemunho de Portador

 
"Sou o Carlos Picado, tenho 48 anos e sou portador da doença de Charcot-Marie-Tooth.

Tenho esta doença rara desde sempre mas só aos dezoito anos, após um internamento com a duração de um mês é que soube o que tinha.Tenho falta de força nos ...pés, falta de equilíbrio, pouca sensibilidade, pouca massa muscular nas pernas e nos gémeos, embora a zona mais afectada seja a parte do tornozelo, e também tenho os pés já atrofiados.

Ao nível do tronco tive mais sorte, pois não fui tão afectado pela doença mas, também, sempre fiz desporto, tenho boa flexibilidade e reflexos, sempre fiz musculação, natação e sempre andei de bicicleta. Faço, em média, três a quatro dias de treino por semana distribuídos da seguinte forma: trinta a quarenta minutos de bicicleta, muitos alongamentos e também algum treino em máquinas de cardiofitenss para ganhar resistência e força.

Na minha opinião, o ideal é nunca se deixarem vencer pela doença. O movimento e o desporto são muito importantes para podermos ter alguma qualidade de vida e uma boa auto-estima. Mesmo que não consigam treinar muito, comecem devagar, pois o mais difícil é o primeiro passo. E há que pensar positivo e ter muita força de vontade e determinação."
 
 





 
 

No comments:

Post a Comment